quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bom senso e prudência evitam casos de assédio moral no ambiente de trabalho

Criar um bom ambiente de trabalho para os colaboradores não é somente se preocupar com a ergonomia, segurança e fluxo de atividades. As relações interpessoais dentro da empresa devem ser acompanhadas atentamente pela diretoria da empresa. Com alguns cuidados e o uso do bom senso, as organizações conseguem evitar casos de assédio moral. Em situações mais críticas o indicado é contar com a orientação profissional de um advogado.

Um clima organizacional tenso e a relação entre funcionários abalada podem refletir na vida pessoal e profissional dos colaboradores, além de prejudicar a rotina da empresa. O mais conhecido caso de relações difíceis no trabalho costuma ser enquadrado como assédio moral que na maioria das vezes ocorre no fluxo superior-subordinado.

Conforme a advogada especialista em direito do trabalho, Paula Lopes Azevedo dos Santos, o quadro de assédio moral pode ser conferido em casos como exigência de metas impossíveis, colocar os funcionários em situações vexatórias ou deixar o trabalhador sem atividades por realizar.

- O conceito de assédio moral é muito subjetivo, não tem uma regulamentação específica. Tudo que se diz hoje é baseado na Constituição Federal. É muito do que envolve a dignidade da pessoa humana e o que é respeitoso dentro do ambiente de trabalho. Um dos principais requisitos para se enquadrar é a repetição destes quadros vexatórios para o mesmo funcionário ou um grupo - explica a advogada da Hermann & Ruschel Advocacia Empresarial

Em pesquisa feita pelo site www.assediomoral.org, homens e mulheres reagem de maneiras muito próximas. Algumas das consequências são: crises de choro, dores generalizadas, palpitações, tremores, sentimento de inutilidade, insônia, sonolência excessiva, depressão, diminuição da libido, sede da vingança, aumento da pressão arterial, dor de cabeça, distúrbios digestivos, tonturas, ideia ou tentativa de suicídio, falta de apetite, falta de ar e passar a beber.

O bom clima organizacional passa pela tranquilidade no ambiente de trabalho e pelo respeito entre superior e subordinado. A motivação dos funcionários e a devida cobrança das atividades geram um clima de conforto indispensável para manter a empresa com uma atividade regular sem prejudicar o fluxo diário.

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