terça-feira, 19 de abril de 2011

Vítima de assédio moral pede apoio na Comissão dos Direitos da Mulher

História de vida: Maria do Amparo, 55 anos, 27 anos de trabalho na construção civil e 5 anos na luta por justiça

A mestre de obras Maria do Amparo, 55, trabalhava com entusiasmo e muita força nas obras de construção do Metrô de Salvador. Em 2006, com a chegada de um novo chefe da empresa que administra o consórcio, a mulher foi humilhada e sofreu assédio moral. Depois de 27 anos de experiência o novo chefe não admitiu trabalhar com uma mulher enquanto mestre da obra.

Cinco anos se passaram e só agora ela conseguiu seus direitos na justiça. O trauma e a luta de Amparo foram destaques na reunião da Comissão dos Direitos da Mulher, na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa da Bahia

Ela pediu apoio da comissão para lutar pelo reconhecimento da participação femina na construção civil e defendeu que existam leis que obriguem às empresas fazerem capacitação dos funcionários sobre os direitos humanos.

Ainda na reunião da comissão, o Grupo de Trabalho que estudou o projeto que cria a Secretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher apresentou propostas de melhoria da lei. Dentre as ideias está a mudança da sigla da Secretaria para SPM Bahia que na versão original escrita pelo Governo chama-se SERMULHER. Além disso, as mulheres querem um projeto com uma linguagem “menos machista”.

Deputada Neusa Cadore na reunião da Comissão dos Direitos da Mulher - Foto: Paulo Marcos

No evento, a deputada Neusa Cadore (PT), fez uma reflexão sobre a luta das mulheres para a criação deste órgão. “Essa é uma conquista. É uma luta”, disse Neusa sobre a nova secretaria. “Creio que este projeto será uma ferramenta importantíssima com o Conselho e a Secretaria da Mulher implantados no Estado”. Para Neusa é mais empoderamento e conquista das mulheres da Bahia. “Hoje é um momento histórico”, declarou Cadore.

Neusa também comentou que a luta de Maria do Amparo é um exemplo para todas as mulheres que precisam de coragem para defender seus direitos. A reunião da Comissão dos Direito das Mulheres recebeu diversas representantes de organizações e movimentos da Bahia.


Nenhum comentário:

Google

Arquivo do blog